Os chefes das missões diplomáticas dos países da UE presentes na Coreia do Norte vão reunir-se no sábado, em Pyongyang, para decidir sobre uma eventual retirada do pessoal diplomático.
Corpo do artigo
"Os chefes de missão em Pyongyang vão reunir-se amanhã [sábado] para debater uma posição e uma ação comuns", explicou à agência noticiosa francesa AFP o ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária.
O governo búlgaro recebeu uma proposta da Coreia do Norte que permite a Sofia retirar, por razões de segurança, o pessoal diplomático em Pyongyang. A mesma proposta já tinha sido feita ao Reino Unido e à Rússia.
"A Coreia do Norte convocou todos os embaixadores estrangeiros no país para os informar de que estava pronto a dar assistência caso pretendessem retirar as suas missões", acrescentou.
A Bulgária tem um embaixador interino na Coreia do Norte, precisou o porta-voz.
Nos últimos dias, a Coreia do Norte fez uma série de ameaças de ataques nucleares, na sequência das sanções da ONU - decididas após a realização do terceiro teste nuclear do país - e as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
Tecnicamente, as duas Coreias continuam em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 não terminou com a assinatura de um tratado de paz.