Um antigo diretor da Elite, uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado por agredir sexualmente e violar várias vítimas, uma das quais menor de idade.
Corpo do artigo
Gerald Marie, 70 anos, antigo diretor europeu da Elite Models, foi denunciado por uma ex-jornalista da BBC e três ex-modelos, uma das quais menor de idade, disse a procuradoria de Paris à agência France-Presse (AFP). A investigação por violação e agressão sexual e violação e agressão sexual a menor foi aberta esta segunda-feira e será conduzida por uma unidade especializada de proteção infantil. No total, Marie é alvo de quatro acusações, uma por agressão sexual e três por violação, que terão ocorrido entre 1980 e 1998.
A Elite é conhecida por ter trabalhado com algumas das modelos mais famosas das passarelas, como Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Cindy Crawford e Linda Evangelista, que foi casada com o acusado.
A ex-jornalista da BBC Lisa Brinkworth, uma das alegadas vítimas, acusa Marie de a ter agredido sexualmente, numa discoteca, em 1998, quando se fazia passar por modelo para um trabalho jornalístico sobre o "comportamento sexual impróprio de alguns agentes". Segundo a britânica, o acusado "encostou e empurrou" os órgãos genitais contra o seu abdómen. Na sequência da divulgação da investigação, a Elite anunciou a demissão de dois responsáveis, incluindo Marie, mas ambos recuperaram os cargos alguns dias depois e apresentaram uma denúncia por difamação contra a estação de televisão.
Além de Lisa, as antigas modelos americanas Jill Dodd e a sueca Ebba Karlsson também o acusam de violações, quando tinham entre 19 e 21 anos. Uma quarta queixosa, Carre Sutton, teria só 17 quando fora alvo de "incontáveis" violações, em 1986.