Dois reclusos norte-americanos foram executados na quinta-feira nos estados do Alabama e do Texas, ambos condenados por homicídio.
Corpo do artigo
A execução no Texas foi a segunda realizada no mesmo dia nos Estados Unidos, depois de o Alabama ter executado minutos antes um condenado por assassínio em 1993.
A última vez que dois presos foram executados num só dia foi exatamente há um ano, em 16 de novembro de 2022.
David Santiago Rentería, de 53 anos, foi condenado à morte pelo homicídio, em novembro de 2001, de uma menina de 5 anos. Foi declarado morto às 19.11 horas (1.11 desta sexta-feira em Portugal continental), depois de receber uma injeção letal na prisão de Huntsville, perto de Houston, disse o Departamento de Justiça Criminal do Texas.
No Alabama, Casey McWhorter, de 49 anos, foi executado pelo homicídio, em 1993, do pai de um amigo, tendo sido declarado morto às 18.47 horas (00.47 desta sexta-feira em Portugal continental) depois de receber uma injeção letal na prisão de Atmore, disse o Departamento Correcional do Alabama.
Em 18 de novembro de 2001, Rentería raptou Alexandra Flores, de 5 anos, na cidade fronteiriça mexicana de El Paso.
As câmaras de segurança mostraram o homem a levar a menina. Na manhã seguinte, o corpo foi encontrado, nu e queimado, num beco a cerca de 25 quilómetros do local do rapto. A autópsia mostrou que Alexandra Flores tinha sido estrangulada até à morte.
Em 18 de fevereiro de 1993, quando tinha 18 anos, McWorther e os amigos Daniel Miner, de 16 anos, e Edward Lee Williams Jr., de 15 anos, prepararam o assalto e o homicídio do pai de Miner, Edward Lee Williams, na altura com 33 anos.
McWorther foi o único dos três réus condenado à morte, por ser maior de idade na altura do crime. Miner e Williams Jr. foram condenados a prisão perpétua, continuando na prisão, de acordo com o Departamento de Correções do Alabama.
A execução de McWorther foi a segunda do ano no Alabama e a de Rentería a oitava do ano no Texas. Até agora e em todo o país, a pena capital já foi aplicada 23 vezes.
Desde que o Supremo Tribunal reintroduziu a pena de morte em 1976, foram executadas 1581 pessoas nos Estados Unidos, 72 das quais no Alabama e 586 no Texas.