O porta-voz das forças armadas ucranianas no leste do país, Serhii Cherevaty, afirmou, esta sexta-feira, que as forças russas estão exaustas e foram massacradas na cidade de Bakhmut nas últimas horas.
Corpo do artigo
"Só no último dia houve 40 combates, e como resultado 190 ocupantes morreram, 244 ficaram feridos e outros 15 foram capturados", disse Cherevaty ao serviço noticioso de televisão nacional.
O porta-voz também mencionou a destruição de três tanques e cinco depósitos de munição russos na área.
"Isso indica que a nossa operação continua com sucesso", disse Cherevaty, acrescentando que o grupo mercenário russo Wagner, que liderou os ataques russos a Bakhmut, no leste do país e cenário da mais longa batalha na Ucrânia, "não cumpriu nenhum dos seus prazos".
Segundo o porta-voz, que destacou a baixa motivação das tropas russas, a campanha de Moscovo na cidade está a ser afetada pela substituição dos mercenários de Wagner por unidades do exército regular russo com pouca vontade de combater.
Cherevaty também disse que as forças ucranianas empurraram as forças russas para trás a uma distância estimada entre 250 metros e um quilómetro e meio.
Horas antes, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, afirmara que as tropas ucranianas haviam forçado o recuo dos russos em dois na área de Bakhmut.