Aviões de combate F-16 da Holanda realizaram, esta terça-feira, pela primeira vez, ataques contra posições do movimento extremista Estado Islâmico no Iraque.
Corpo do artigo
"Dois F-16 holandeses usaram hoje de manhã pela primeira vez armas contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Lançaram três bombas contra veículos armados do EI que disparavam contra combatentes 'peshmerga' (curdos) no norte do país", lê-se num comunicado do Ministério da Defesa holandês.
As bombas destruíram um veículo e "possivelmente mataram membros do EI", acrescenta o texto.
A Holanda anunciou, a 24 de setembro, a sua participação na coligação contra o EI e, na sexta-feira, enviou oito aviões de combate para a zona de operações.
Segundo informações divulgadas, na segunda-feira, por responsáveis militares dos Estados Unidos, cerca de 10% dos ataques contra o EI na Síria e no Iraque foram até ao momento realizados por aliados árabes ou ocidentais.
Com os ataques desta terça-feira, a Holanda junta-se a países ocidentais como Austrália, Bélgica, Dinamarca, França, Reino Unido.
Entre os aliados árabes figuram a Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Qatar.
A coligação internacional liderada pelos Estados Unidos lançou os primeiros ataques contra os jihadistas a 8 de agosto no Iraque e a 23 de setembro na Síria.