O rei Juan Carlos e o príncipe das Astúrias expressaram, na noite de quarta-feira, o seu pesar e solidariedade às famílias das vítimas do acidente ferroviário ocorrido perto de Santiago de Compostela, Espanha, e que causou, pelo menos, 78 mortos.
Corpo do artigo
De acordo com a agência Efe, o presidente da Junta (governo regional) da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, informou que transmitiu a mensagem real às famílias das vítimas que se encontram reunidas no edifício Cersia de Compostela.
Alberto Núñez Feijóo vai receber, esta manhã de quinta-feira, o presidente do Governo central espanhol, Mariano Rajoy.
Um comboio Alvia, de transição entre a linha convencional e a de alta velocidade e que pode alcançar os 200 quilómetros por hora, fazia a ligação Madrid-Ferrol com mais de 200 passageiros a bordo quando 13 das carruagens tombaram sobre os carris, à saída do túnel de Angrois, próximo da estação de Santiago de Compostela, quando se aproximavam de uma curva.
Pelo menos 78 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas, de acordo com o mais recente balanço das autoridades espanholas.
Este é o terceiro acidente mais grave da história ferroviária em Espanha e o primeiro com mortes a lamentar nas linhas de alta velocidade do país.