A companhia aérea finlandesa Finnair anunciou esta segunda-feira a suspensão dos voos para Tartu, na Estónia, durante o mês de maio, devido ao efeito da alegada interferência russa nos sinais GPS da zona.
Corpo do artigo
Os voos diários para aquela cidade da Estónia serão suspensos até 31 de maio, informou a companhia aérea, em comunicado citado pela agência Efe.
"Na semana passada, dois voos da Finnair tiveram de regressar a Helsínquia depois de uma interferência do GPS os ter impedido de aterrar em Tartu", pode ler-se na nota.
Os métodos utilizados no aeroporto de Tartu baseiam-se na tecnologia GPS e as interferências "frequentes na zona" dificultam a aproximação dos aviões, explicou a Finnair.
Nos próximos 30 dias, o aeroporto tentará desenvolver tecnologias que permitam que os voos operem com segurança sem recurso a GPS.
A Finnair é a única companhia aérea que opera voos internacionais para Tartu.
A interferência do GPS aumentou desde 2022 e os pilotos da Finnair relataram casos especialmente perto de Kaliningrado, do mar Negro, do mar Cáspio e do Mediterrâneo oriental, realçou ainda a companhia no comunicado.
No início deste mês, as autoridades estónias afirmaram que os incidentes de interferência estavam a tornar-se mais frequentes e atribuíram-nos às tentativas de Moscovo de interromper a atividade de drones ucranianos em território russo.