Quase 90 pessoas morreram depois de os Estados Unidos terem sido atingidos por fortes tempestades na semana passada.
Corpo do artigo
O balanço mais recente, segundo a BBC, inclui pelo menos 25 mortos no Tennessee e 16 no Oregon, que permanece em estado de emergência após fortes tempestades de gelo. Foram ainda registadas vítimas mortais em Illinois, Pensilvânia, Mississippi, Washington, Kentucky, Wisconsin, Nova Iorque e Nova Jérsia.
Num incidente em Portland, Oregon, na última quarta-feira, três pessoas morreram eletrocutadas quando ventos fortes fizeram cair uma linha de energia e atingiram o veículo em que viajavam. Um bebé que estava no veículo sobreviveu.
Algumas fatalidades, como a morte de uma pessoa num acidente de carro em Kentucky e quatro mortes em Illinois, permanecem sob investigação para confirmar se estão relacionadas com o clima.
De acordo com a Associated Press, cinco pessoas, a maioria sem-abrigo, morreram em apenas quatro dias em Seattle.
Dezenas de milhares de pessoas permanecem sem energia em grandes áreas do país. Na tarde de domingo, eram quase 10 mil pessoas em Oregon, oito mil na Carolina do Norte, sete mil na Califórnia e 4300 em Kentucky.
Dezenas de milhões de pessoas enfrentaram temperaturas extremamente frias e abaixo da média no sábado e a metade oriental do país deverá sentir um dos climas mais frios desta temporada, com ventos perigosos e avisos de congelamento intenso. Prevê-se que as temperaturas e os ventos frios continuem pelo menos até ao início da semana. Depois disso, espera-se um degelo, com alguns meteorologistas a alertar que o ar quente e a chuva podem causar inundações em partes do Centro-Oeste e Nordeste dos EUA.