Fragata Álvares Cabral capturou grupo de piratas somalis que atacou o navio de pesca espanhol "Ortube Berria", numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da UE.
Corpo do artigo
A operação militar marítima foi organizada em resposta a um pedido de socorro do pesqueiro espanhol, que foi atacado pelos piratas na manhã de dia 29, mas conseguiu escapar pelos próprios meios às embarcações dos piratas ao largo da Somália.
De acordo com os relatos divulgados pelos pescadores, os piratas somalis dispararam armas ligeiras e uma granada contra o "Ortube Berria", ao que os seguranças a bordo do pesqueiro responderam com disparos escapando assim à tentativa de sequestro dos piratas, a cerca de 170 milhas das ilhas Sheycheles.
Após o alerta do pesqueiro espanhol, a força internacional da OTAN (SNMG1) rumou ao encontro da embarcação, com o apoio de dois aviões de patrulha marítima, ao serviço da União Europeia, e uma lancha de patrulha das ilhas Sheycheles "Andrômaca".
Os navios militares perseguiram o grupo de piratas, que utilizavam três embarcações, duas lanchas rápidas para abordarem os navios e um "barco-mãe" que prestava apoio logístico, com gasolina, alimentos, armas, escadas, cordas e outros materiais.
Com a chegada de um grupo de fuzileiros navais, da Marinha portuguesa junto de uma das embarcações, os piratas que tentavam a fuga lançaram ao mar as armas, as escadas que tinham para subir para os navios, de grandes dimensões, e cordas também usadas para a abordagem aos navios, de acordo com o gabinete de relações públicas da OTAN.
O contra-almirante Pereira da Cunha, comandante da SNMG1, defende que esta operação foi "particularmente bem sucedida e que reflecte um claro exemplo da excelente cooperação e coordenação entre os principais intervenientes na área de operações", neste caso particular, "entre a OTAN, Seychelles e as Forças de Defesa de EUNAVFOR".
A fragata portuguesa Álvares Cabral, que se encontra ao largo da Somália, já tinha impedido um ataque de piratas no dia 19 numa operação que resultou na identificação de cinco suspeitos.