O funeral do líder da oposição russa Alexei Navalny vai realizar-se em Moscovo na próxima sexta-feira, 1 de março.
Corpo do artigo
A informação foi avançada, esta quarta-feira, por Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, na rede social X (antigo Twitter).
"A cerimónia fúnebre de Alexei terá lugar na igreja (...) de Marino, no dia 1 de março, às 14 horas [11 horas em Portugal continental]", informou a equipa do opositor russo.
"O funeral terá lugar no cemitério de Borisovsski", no sudeste de Moscovo, acrescentaram os colaboradores de Navalny nas redes sociais.
A morte de Navalny, aos 47 anos, foi anunciada pelos serviços prisionais russos em 16 de fevereiro, quando cumpria uma pena de 19 anos de prisão numa colónia penal no Ártico.
A morte ocorreu depois de uma caminhada, segundo a versão oficial.
Alexei Anatolievitch Navalny era o principal opositor do regime do presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo Ivan Jdanov, um dos colaboradores mais próximos do líder da oposição, o funeral decorrerá a cerca de 20 quilómetros das muralhas vermelhas do Kremlin (presidência russa).
Desde a entrega do corpo à mãe, no sábado passado, os colaboradores de Navalny procuravam um local para uma "despedida pública", mas todos os pedidos foram recusados, segundo disse a equipa do dissidente.
As autoridades receavam que o funeral pudesse atrair um grande número de apoiantes de Navalny e constituir um embaraço para Putin, que se prepara para ser eleito novamente nas presidenciais de 15, 16 e 17 de março.
"Em todo o lado, recusaram dar-nos qualquer coisa. Nalguns locais, disseram-nos que era proibido", disse Jdanov nas redes sociais, acusando o Kremlin e o presidente da Câmara de Moscovo, Serguei Sobyanin, amigo íntimo de Putin.
O presidente russo, que deverá dirigir-se à Assembleia Federal na quinta-feira para o discurso anual à nação, ainda não reagiu à morte do seu principal crítico.
Navalny sobreviveu por pouco a um envenenamento em 2020, que atribuiu ao Kremlin, que sempre negou qualquer envolvimento.
As circunstâncias da morte de Alexei Navalny na prisão, que causou comoção em todo o mundo, ainda não são claras. De acordo com os serviços prisionais russos, Navalny morreu de doença súbita "após um passeio".
Os apoiantes e muitos líderes ocidentais responsabilizaram Putin pela morte.