O Governo português assegurou esta quinta-feira que as aulas de português em Clermont-Ferrand vão continuar, depois das autoridades locais da segunda cidade francesa com mais portugueses terem previsto congelar a vaga de professor da língua no ensino básico.
Corpo do artigo
O problema da continuidade do ensino de português em Clermont-Ferrand ía colocar-se no fim deste ano letivo, quando a professora que ensina português nas escolas básicas Lucie Aubrac e Lempdes entrasse para a reforma. O reitorado da cidade anunciou então que a vaga deveria "ser congelada", mas a intenção foi entretanto revista pelas autoridades francesas, após "estreito acompanhamento" da Coordenação de Ensino Português em França e da representação diplomática de Portugal no país.
"Desses contactos resultou a garantia expressa de que o português vai continuar a ser ensinado nos dois «collèges» onde a professora lecionava, o que significa que se encontra assegurada a sua substituição", pode ler-se na resposta oficial do Gabinete da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Leia mais em LusoJornal