A Guardia Civil espanhola neutralizou este sábado em Barcelona o "call center" destinado a dar apoio técnico ao referendo independentista, considerado ilegal, ao deixar sem serviço uma sala que seria usada para gerir dados eleitorais na votação prevista para domingo.
Corpo do artigo
O Ministério do Interior espanhol anunciou que os agentes conseguiram localizar e neutralizar esta sala, onde deveria ser gerida a informação após a suposta celebração do referendo, convocado para domingo pelo Governo regional catalão e suspenso pelo Tribunal Constitucional.
A Guardia Civil também conseguiu bloquear o Centro de Telecomunicações e Tecnologias da Informação da Generalitat (governo catalão) e também esteve no Centro de Segurança da Informação da Catalunha, com ordem para detetar pontos de votação eletrónica nos círculos eleitorais e outros dispositivos capazes de receber comunicações sobre a consulta.