"Herói" que desarmou atirador da Austrália recebe 1,4 milhões de euros em doações

Foto: Direitos Reservados
O homem considerado o herói por ter salvado vidas ao desarmar um dos supostos agressores durante um tiroteio em massa na praia de Bondi, na Austrália, recebeu um cheque de mais de 2,5 milhões de dólares australianos (1,41 milhões de euros), esta sexta-feira, após dezenas de milhares de pessoas contribuírem para uma campanha de doações na plataforma GoFundMe.
Ahmed al Ahmed, de 43 anos, escondeu-se atrás de carros estacionados antes de atacar um dos homens armados pelas costas, tomando a sua arma e derrubando-o. Ahmed sofreu ferimentos a bala após aparentemente ter sido alvejado por um segundo agressor e permanece hospitalizado após ter sido submetido a cirurgia.
Muçulmano pai de dois filhos, Ahmed recebeu um cheque gigante no hospital St. George das mãos de Zachery Dereniowski, um influenciador e coorganizador da página GoFundMe. Ao receber o cheque, Ahmed pergunta: "Eu mereço isso?", ao que Dereniowski responde: "Cada cêntimo".
⚠️ ... HERMOSO: Sídney, Australia. Ahmed, héroe del ataque terrorista islámico, acaba de recibir la noticia de que el mundo le recaudó 2.5 MILLONES de dólares después de que se apresuró a desarmar a uno de los tiradores, salvando vidas.
- *THE HUNTER*✝️ (@Bel31278Andres) December 19, 2025
"Te recaudaron 2.5 millones de... pic.twitter.com/4Pi9KBDZTH
Questionado sobre o que diria às pessoas que fizeram doações, Ahmed respondeu: "Para se unirem, todos os seres humanos. E esqueçam tudo de mau e continuem a lutar para salvar vidas". "Quando salvei as pessoas, fiz isso de coração, porque era um dia lindo, todos se estavam a divertir e a comemorar com os filhos, mulheres, homens, adolescentes, todos estavam felizes e mereciam aproveitar", disse, erguendo o punho ileso no ar. "Este país é o melhor país do Mundo, mas não vamos ficar parados a assistir, já chega. Deus proteja a Austrália".
Mais de 43 mil pessoas em todo o Mundo contribuíram para a angariação de fundos, incluindo o bilionário Bill Ackman, que doou 99.999 dólares australianos (56.405 euros).
Leia também "É um herói". Dono de frutaria filmado a desarmar atirador em praia da Austrália
O primeiro-ministro da Austrália e o governador do estado visitaram Ahmed no hospital para elogiar a sua bravura.
Ahmed deixou a cidade natal na província de Idlib, no noroeste da Síria, há quase 20 anos, para procurar trabalho na Austrália.

