"É um herói". Dono de frutaria filmado a desarmar atirador em praia da Austrália
Um vídeo divulgado nas redes sociais parece mostrar um homem a imobilizar um dos atiradores na praia de Bondi, em Sidney, na Austrália. Nas imagens, é possível ver o civil a tomar a arma e a apontá-la ao suspeito, forçando-o a recuar.
O agressor está parado em baixo de uma palmeira a menos de 50 metros da pequena ponte, onde dois agressores foram vistos a disparar armas de fogo e onde pelo menos um dos suspeitos morreu após um tiroteio com a polícia. Nas imagens, cuja autenticidade foi verificada pela emissora britânica BBC, vê-se o suspeito a mirar e a disparar na direção oposta, não se percebendo da presença de um homem atrás de si, escondido atrás de um carro estacionado.
Leia também Doze mortos num "ataque terrorista" contra comunidade judaica em praia da Austrália
O homem de 43 anos, dono de uma frutaria, salta e luta com o atirador, conseguindo tomar-lhe a arma, que dispara durante o confronto. Em seguida, o civil empurra o agressor para o chão e vira a arma contra ele, obrigando-o a recuar. Depois, o homem baixa a arma e levanta as mãos, aparentemente demonstrando à polícia que não é um dos atiradores.
Segundo a imprensa local, o homem foi atingido por dois tiros, um no braço e outro na mão, e está internado. "Esperemos que fique bem, ele é um herói", disse um familiar no exterior do hospital.
An unarmed Australian disarmed one of the terrorists during the mass shooting at Bondi Beach in Sydney, Australia.
- Vivid. (@VividProwess) December 14, 2025
Hero.
pic.twitter.com/riw2y2qyvL
O vídeo está a ser amplamente divulgado nas redes sociais com elogios ao homem que tirou a arma ao suspeito.

