Um incêndio florestal que deixou uma cidade histórica do Havai reduzida a cinzas causou, pelo menos, 36 mortes, informaram as autoridades, esta quarta-feira.
Corpo do artigo
"Enquanto os esforços de combate ao fogo continuam, 36 mortes no total foram descobertas no meio do incêndio ativo de Lahaina", disse o governo do condado de Maui em comunicado.
Os incêndios começaram na terça-feira, colocando em risco casas, empresas e serviços públicos, bem como mais de 35 mil pessoas na ilha de Maui, informou a Agência de Gestão de Emergências do Havaí na nota emitida.
Os incêndios queimaram mais de 800 hectares de terra, disse a agência estatal.
“Ventos fortes e rajadas e condições secas colocaram grande parte do Havai sob um alerta vermelho, que terminou na quarta-feira, e mais incêndios estavam a lavrar na Ilha Grande e em Maui”.
Os incêndios fizeram com que moradores desesperados saltassem para o oceano numa tentativa de escapar das chamas que se moviam rapidamente.
Mais de 270 edifícios foram danificados ou destruídos na cidade seriamente afetada de Lahaina, disseram as autoridades na quarta-feira.
"Grande parte de Lahaina em Maui foi destruída e centenas de famílias locais foram deslocadas", disse o governador Josh Green sobre a cidade histórica de 12 mil residentes, que é popular entre os turistas.
Um vídeo nas redes sociais mostrou as chamas a destruir o centro da cidade à beira-mar e levantando enormes nuvens de fumo pretas. Outros vídeos mostram a cidade destruída pelas chamas.

