O Irão é atualmente "cem vezes mais poderoso" que há 30 anos apesar de todas as sanções ocidentais que teve de enfrentar desde a revolução islâmica de 1979, afirmou, esta quarta-feira, o guia supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei.
Corpo do artigo
"Os ocidentais fazem muito barulho sobre as sanções contra o Irão, mas não compreendem que eles próprios vacinaram o povo iraniano (...) impondo-lhe sanções nos últimos 30 anos", declarou o "número um" iraniano, citado pela televisão do Estado.
O Irão "resistiu a todas as sanções e é hoje cem vezes mais poderoso que há 30 anos", adiantou, discursando numa conferência internacional sobre o "despertar islâmico" organizada em Teerão.
Os Estados Unidos e a União Europeia aplicam desde o início do ano um embargo petrolífero contra o Irão, reforçando as severas sanções económicas internacionais contra o país existentes desde 2010 devido ao seu programa nuclear.
As sanções visando o sistema bancário e o setor petrolífero pesam sobre a economia iraniana, embora a propaganda oficial as classifique de ineficazes.