O islamismo opõe-se ao lançamento de um corpo ao mar, declarou um responsável da universidade de al-Azhar, a mais alta instituição do islão sunita, após terem sido divulgadas informações sobre a morte de Osama bin Laden.
Corpo do artigo
"Se é verdade que lançaram o seu corpo ao mar, o islão é contra", disse à agência France Presse Mahmud Azab, conselheiro do grande imã Ahmad al-Tayeb para o diálogo inter-religioso.
"O islão é totalmente contra esse tipo de comportamento", acrescentou, defendendo que os corpos devem ser enterrados e só devem ficar no mar caso isso seja inevitável, como por exemplo num caso de naufrágio.
Responsáveis norte-americanos indicaram que o corpo do líder da al-Qaeda, morto, no domingo, numa operação de um comando dos Estados Unidos no Paquistão, foi lançado ao mar, sem indicar qualquer local.
"Garantimos que o seu corpo seria tratado de acordo com a prática muçulmana. Levamos isso muito a sério", indicou um alto responsável da administração Obama.
O corpo de um muçulmano deve ser lavado por homens da mesma religião e sepultado logo que possível, geralmente nas 24 horas que se seguem à morte, envolto num pano branco.
O corpo de Osama bin Laden foi sepultado no mar pois nenhum país estava disposto a enterrar o seu corpo em terra, indicaram altos funcionários da Defesa dos EUA. "Quando não há alternativa em terra, a lei islâmica dita que o corpo seja enterrado dentro de 24 horas, e isso foi seguido", disse um funcionário.
"Ritos religiosos foram realizados no convés do USS Carl Vinson no mar Arábio. A cerimónia começou às 1.10 horas e terminou às 2.10 horas", referiu um segundo oficial.
"Foram seguidos os procedimentos islâmicos. O corpo foi lavado e colocado num lençol branco. Um oficial militar leu um discurso preparado, que foi traduzido para árabe. O corpo de Osama bin Laden foi colocado numa placa plana, que foi então inclinada e permitiu o corpo deslizar para o mar", acrescentou.
A Grande Mesquita de Paris também indicou que o lançamento de um corpo ao mar é "totalmente contrário" às regras do islão.