O jornal britânico "The Sun" revelou que crianças nepalesas e indianas estão a ser vendidas a famílias no Reino Unido como escravas domésticas.
Corpo do artigo
Uma investigação do jornal "The Sun" sugeriu que meninos e meninas até aos 10 anos estão a ser vendidos por cerca de 6.600 euros (5.300 libras) por gangues de mercado negro, que operam no estado indiano de Punjab, a famílias residentes no Reino Unido.
Segundo os dados da investigação, os gangues aproveitam-se de filhos de refugiados nepaleses e de famílias indianas necessitadas.
A ministra do Interior britânica, Theresa May, classificou o tráfico de crianças como um "crime verdadeiramente repugnante" e exortou a que se investigue as conclusões do trabalho jornalístico.
Para a ministra do Interior, o jornal deve "partilhar as suas conclusões perturbadoras" com a agência "para que possa ser tomada a ação apropriada contra os criminosos que lucram com este comércio".
"Nenhuma criança, em qualquer lugar do mundo, deve ser tirada de sua casa e obrigada a trabalhar na escravidão", acrescentou, relembrando que foi tendo esse pensamento em vista que foi introduzido o diploma "Modern Slavery Act", no ano passado. A lei incluiu proteções reforçadas para potenciais crianças vítimas de escravidão e penas que podem ir até à prisão perpétua para os culpados.
O jornal "The Sun" reportou que o negociante, que apelidou de Makkhan Singh, alinhou as crianças para um repórter clandestino as escolher e revelou que tinham "fornecido rapazes que foram para o Reino Unido", a maioria nepaleses.
"Eles são bons a fazer todo o trabalho doméstico e são muito bons cozinheiros. Ninguém virá atrás de você", disse ainda o negociante ao repórter.
Em 2012, um relatório da UNICEF sobre a "Situação Mundial da Infância" já referia que aproximadamente 2,5 milhões de pessoas eram submetidas a trabalhos forçados, das quais 22% a 50% eram crianças.