Jovem de 19 anos condenado a dois anos de prisão em França por apelar à morte de polícia
Um homem foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal de Créteil (Paris) a dois anos de prisão, um dos quais suspenso, por apelar à morte de um polícia após a morte do jovem Nahel num controlo rodoviário, em junho.
Corpo do artigo
A 28 e 29 de junho, os dias seguintes ao incidente, o jovem de 19 anos publicou no Twitter a foto de um polícia, erradamente identificado como autor do disparo fatal contra Nahel, onde prometia, também, recompensas por uma ou duas das suas mãos decepadas, ou mesmo pela morte do agente.
Corentin S., assim foi identificado, publicou ainda mensagens a apelar a um ataque a um centro comercial de Créteil, nos subúrbios de Paris, que acabou por ser alvo de manifestantes em 30 de junho, quando teve de ser evacuado pelas autoridades, que fizeram 21 detenções nessa operação.
Em tribunal, o jovem lamentou os seus "erros" e reconheceu ter ido "longe demais" nas suas publicações naquela rede social, com as quais disse que procurava ganhar dinheiro.
A sua advogada alegou a "profunda imaturidade" do arguido e frisou que este não tinha antecedentes criminais, mas o advogado do polícia denunciou o sofrimento do seu cliente que se encontra "escondido" e com a vida "em suspenso" após a publicação da mensagem no Twitter.