Um jovem cubano conseguiu fugir de Cuba em direção aos Estados Unidos numa prancha de windsurf. Henry Vergara Negrin, de apenas 24 anos, conseguiu passar o Estreito da Flórida, conhecido pelas suas correntes fortes, para chegar aos EUA. Nesta viagem seguiam três jovens, mas apenas Henry Negrin conseguiu chegar a terras norte-americanas.
Corpo do artigo
Negrin partiu de Jibacoa, uma vila de pescadores a cerca de 156 quilómetros de Key West na passada terça-feira e foi resgatado nove horas e meia depois. Deu à costa em Key West, perto de um resort de luxo, onde foi ajudado pelos hóspedes e funcionários do hotel.
Dwarta, um dos companheiros de aventura de Negrin foi resgatado por um pescador a sete quilómetros de Florida Keys e o outro, Armando, foi encontrado no mar pela guarda costeira, depois de quatro horas à deriva no mar. Negrin foi internado num hospital local, tendo sido libertado mais tarde.
Casos como este não aconteciam há 20 anos, desde a fuga em massa de cubanos em 1994 em que dois cubanos conseguiram fugir numa prancha de windsurf.
Os cubanos que fogem rumo aos EUA e que conseguem chegar a terra podem permanecer no país, os que são encontrados ainda no mar são obrigados a regressar ao país de origem ou entregues a um país terceiro.