Kamala Harris está a quebrar recordes na recolha de donativos, com os dadores do Partido Democrata a abrirem as carteiras para a vice-presidente no período imediato ao anúncio de saída da campanha eleitoral feito pelo próprio presidente Joe Biden.
Corpo do artigo
No total, a equipa de Harris recolheu mais de 81 milhões de dólares nas 24 horas subsequentes ao anúncio de Biden, informou o porta-voz da campanha, Kevin Munoz.
O montante representa a maior soma recolhida em 24 horas por qualquer dos candidatos nesta campanha, com a campanha d Harris a realçar que é o maior total alguma vez recolhido em 24 horas nos EUA.
Horas antes, a Future Forward, a maior organização de recolha de fundos do campo democrata anunciou que tinha garantido 150 milhões de dólares, no mesmo período, em compromissos de doadores que, até então, estavam "divididos, hesitantes ou descomprometidos", segundo um seu dirigente senior.
Na sua globalidade, a explosão de contributos coloca Harris na principal posição para garantir a nomeação formal como candidata presidencial pelo Partido Democrata, na convenção que se realiza em agosto.
O abraço dos doadores ocorre quando Harris recolhe apoios firmes da vasta maioria dos governadores e congressistas democratas.
"Isto é o que as pessoas da próxima geração têm estado à espera", disse Michael Kempner, membro da equipa financeira de Biden, a propósito da emergência de Harris. "Os doadores com quem tenho falado estão entusiasmados com a ideia de a apoiar".
A campanha de Harris especificou que 888 mil cidadãos tinham feito donativos nas últimas 24 horas, das quais mais de 500 mil o tinham feito pela primeira vez nesta campanha eleitoral.
Com o apoio de Biden, a campanha de Harris pode ter herdado a sua infraestrutura de campanha a nível nacional, bem como dezenas de milhões de dólares que a sua equipa já tinha recolhido.
No final de junho, a campanha Biden-Harris informou que tinha 96 milhões de dólares no banco, segundo documentação entregue na Comissão Federal de Eleições (FEC, na sigla em Inglês).
No domingo, a campanha Biden-Harris entregou nova documentação à FEC, a estabelecer Harris como a principal candidata.