Kamala Harris prometeu, esta segunda-feira, fazer da luta pelo direito ao aborto nos Estados Unidos uma parte central da sua campanha presidencial contra Donald Trump.
Corpo do artigo
“Lutaremos pela liberdade reprodutiva, sabendo que, se Trump tiver oportunidade, assinará uma proibição do aborto em todos os estados”, disse Kamala Harris no seu primeiro discurso de campanha desde que o presidente Joe Biden desistiu da candidatura à reeleição.
A vice-presidente americana comparou o candidato republicano a "predadores" e "batoteiros", ao criticá-lo por ser o primeiro ex-presidente do país condenado por um crime. Referindo-se a seu passado como procuradora da Califórnia, fez duras críticas a Trump.
"Naquela função, deparei-me com criminosos de todos os tipos. Predadores que abusaram de mulheres. Burlões que roubaram consumidores. Batoteiros que violaram as regras em benefício próprio. Acreditem quando digo que conheço tipos como Donald Trump", continuou.
Harris prometeu vencer Trump em novembro e admitiu uma "montanha russa" de emoções após a decisão de Biden. "Nos próximos 106 dias, vamos apresentar o nosso caso ao povo americano e vamos vencer", garantiu. "Tem sido uma montanha russa e todos estamos tomados por tantas emoções misturadas por respeito. Tenho de dizer que adoro Joe Biden".