O primeiro-ministro israelita Benjamim Netanyahu e o líder palestiniano Mahmud Abbas deram um aperto de mão no funeral de Shimon Peres, um dos principais impulsionadores da paz entre os dois povos.
Corpo do artigo
Os dirigentes cumprimentaram-se e falaram brevemente pouco antes do início do funeral de Shimon Peres, no cemitério de Monte Herzl, em Jerusalém.
5417021
De acordo com a edição digital do diário "Haaretz", Abbas disse a Netanyahu durante a saudação: "Já passou algum tempo desde o nosso último encontro", ao que o primeiro-ministro israelita respondeu: "Agradeço muito que tenha vindo ao funeral".
Outra figura de destaque foi a do presidente norte-americano, Barack Obama, que sublinhou a presença Mahmud Abbas na primeira fila dos altos dignitários presentes, considerando-a uma lembrança de que há "um trabalho inacabado pela paz".
Barack Obama afirmou ainda que Shimon Peres lembrava "os gigantes do século XX", como Nelson Mandela ou a rainha Isabel II do Reino Unido.
O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz morreu dia 28 depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro.