O cardápio segue os trâmites da cozinha tradicional portuguesa, abrilhantada pela presença de peixes de rio processados com o maior requinte.
Corpo do artigo
O restaurante Sabor da Pedra bordeja a barragem de Castelo do Bode onde ela é mais bela. Fica em Alverangel, no concelho de Tomar. Ana Lourenço na sala e o seu marido Aristides Anjos na cozinha, criam todos os dias uma atmosfera especial. Ficamos viciados na sua hospitalidade familiar e nas delícias que preparam com carinho e amor para todos os que visitam a casa. Paredes de pedra na sala de entrada, a dar acesso à maravilhosa sala envidraçada com vista única. Está-se bem em ambas, a coreografia do serviço impecável atende a todos com a mesma atenção. São colocados na mesa pequenos fritos e petiscos a nosso pedido, e também pode vir um queijinho fatiado para explorar com o excelente páo da casa.
O cardápio segue os trâmites da cozinha tradicional portuguesa, abrilhantada pela presença de peixes de rio processados com o maior requinte. É o caso do achigã, que nas mãos do chef Aristides ganha contornos sofisticados. Outro caso particularmente valioso é o lúcio, que aqui é apresentado laminado e frito, à maneira do sável. Sável que se serve com requinte e garbo, acompanhado com uma fantástica açorda feita com as suas ovas. Faz-se um ótimo polvo na brasa com batata a murro que nos toca na alma. E o camarão tigre grelhado faz-nos viajar. Há sempre bom peixe do dia para emprestar à grelha, pelo que se deve perguntar sobre os exemplares disponíveis. A oferta de pratos de peixe contempla ainda uma posta maravilhosa de bacalhau da Islândia com migas de feijão e couve. Trabalho impecável de forno, confeção primorosa.
Os pratos de carne são todos especiais. O cabrito assado no forno é de ir às lágrimas. Há peças como o naco da vazia e o tornedó que Aristides transforma em preciosidades culinárias. Faz-se um galo na púcara com cogumelos silvestres que nos põe a pensar na vida. O magret de pato com laranja e mel é maravilhoso. As carnes são todas nacionais e escolhidas a dedo.
O Sabor da Pedra abriu em 2009 e jamais um cliente foi aqui defraudado. É ponto de honra para os proprietários, ter sempre o melhor produto a serviço. No piso inferior, há uma garrafeira incrivelmente recheada de bons títulos e melhores colheitas. Excede o milhar o número de garrafas. Terminamos docemente a grande experiência da refeição com um ótimo toucinho de céu, por exemplo. A sericaia é fantástica. E o simples e mágico leite creme é cósmico, nunca se come apenas uma dose. Somos acompanhados à porta no momento de sair, e intimamente sabemos que vamos voltar muitas vezes.
O Sabor da Pedra
Rua do Rio, 6, Alverangel, Tomar
Tel. 918 227 432
12h-15h, 19h-21h30
Fecha: Segunda
Preço médio: 42 euros