O presidente brasileiro, Lula da Silva, admitiu hoje concorrer às próximas eleições em 2026, um ano depois de ter dito que iria assumir o cargo por apenas um mandato de quatro anos.
Corpo do artigo
O presidente brasileiro considera o atual presidente norte-americano "um estímulo", já que é três anos mais novo do que Joe Biden.
"Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou: 'Vou'. Eu falei, isso é um estímulo, eu sou mais novo do que ele", disse Lula da Silva, numa entrevista que será divulgada no canal SBT.
Luiz Inácio Lula da Silva tem atualmente 77 anos e acaba de completar os primeiros seis meses do seu terceiro mandato, tendo governado anteriormente durante dois mandatos, entre 2003 e 2010, enquanto Joe Biden, de 80 anos, anunciou a sua intenção de disputar as primárias democratas para as eleições de 2024.
O líder da esquerda brasileira disse na anterior campanha eleitoral que não iria tentar um segundo mandato em 2026. A 1 de julho de 2022, em plena campanha eleitoral, o então candidato afirmou: "Daqui a quatro anos, a gente vai ter gente nova disputando eleições, vai ter gente nova sendo candidato a Presidente".