O comandante da Guarda de Honra Presidencial venezuelana, o luso-descendente José Adelino Ornelas Ferreira, disse na quarta-feira ter falado com o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em Havana, Cuba.
Corpo do artigo
"No dia 25 (de dezembro) saudei-o e ele perguntou pela minha família", disse o responsável pela segurança do Presidente venezuelano em declarações ao canal de televisão colombiano RCN, em Havana, precisando que o encontro ocorreu 15 dias depois de Chávez ter viajado para Cuba para se submeter a uma nova intervenção cirúrgica a um cancro de que padece.
Reeleito a 07 de outubro para um terceiro mandato presidencial, Hugo Chávez, de 58 anos, viajou em dezembro de 2012 para Havana, Cuba, para uma operação a um cancro que lhe foi diagnosticado pela primeira vez em junho de 2011.
A 10 de janeiro, Chávez deveria ter tomado posse para o novo mandato, mas não se apresentou por se encontrar em Cuba a recuperar de uma quarta operação. Dada a sua ausência, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela decidiu que Chávez poderia tomar posse posteriormente, sem precisar quando.
Antes de partir, Hugo Chávez disse que, em caso de ficar impossibilitado de continuar a governar, deveriam ser convocadas eleições e que o atual vice-presidente, Nicolás Maduro, deveria ser "o candidato da revolução".