<p itemprop="alternativeHeadline">A partir desta quinta-feira, o número de veículos a circular no centro de Madrid vai reduzir em 50%. A fórmula é simples: em dias pares, circulam carros com matrículas que terminem em número par e em dias ímpares, circulam carros com matrículas que terminem em número ímpar.
Corpo do artigo
Madrid vai ativar a terceira fase do protocolo de combate à contaminação de dióxido de nitrogénio. A vereadora madrilena Marta Higueras anunciou que, esta quinta-feira (29 de dezembro, número ímpar) vai ser proibida, na zona central da cidade, a entrada de veículos cujas matrículas terminem em número par.
Os carros terão, por isso, de entrar na zona centro da cidade em dias alternados, mediante o último número da matrícula de cada um.
Desta regra, excluem-se os veículos híbridos, com "zero emissões", motorizadas, veículos de pessoas com mobilidade reduzida, de transporte público e serviços especiais, que vão poder circular independentemente da matrícula.
A medida vai estar em vigor entre as 6.30 e as 21 horas de cada dia, a começar já nesta quinta-feira.
Além disso, a velocidade a que os veículos podem circular vai ser limitada a 70 quilómetros por hora na autoestrada da circunvalação M-30, assim como nas vias de acesso a Madrid.
As pessoas que não cumprirem as normas vão ser multadas no valor de 90 euros, segundo explicou a diretora do Controlo Ambiental, Paz Valiente, esta quarta-feira.