Mais de 11 mil assinam petição para salvar javali "atrevida" que "assaltou" nudista alemão
Foi uma "perseguição" hilariante e viral. A javali Elsa, que escapou com duas crias após tentar roubar um nudista alemão, tornou-se um sucesso e há mais de 11 mil pessoas a tentarem salvá-la.
Corpo do artigo
Chama-se Elsa e conquistou uma legião de fãs graças à sua irreverência. No início do mês, uma fêmea de javali deu que falar nas redes sociais depois de ser perseguida por um nudista alemão a quem tinha roubado uma saca com um computador portátil, num lago em Berlim.
A travessura valeu-lhe a reprovação das autoridades, que pensam abatê-la, e a solidariedade de um grupo de fãs, que pretende, agora, salvá-la. Nas imagens da "perseguição", é possível ver que o animal roubou o saco e conseguiu fugir, na companhia de duas crias.
De acordo com Katja Kammer, responsável da agência florestal local, os javalis que aparecem em Teufelssee, lago na floresta Grunewald, situada na região ocidental de Berlim, "perderam a timidez" face aos humanos.
https://www.facebook.com/alandauer/posts/10207757967503350
Em declarações à emissora alemã rbb24 - e citada pela BBC - Kammer explicou que Elsa poderá ser abatida porque, naquela zona, existem muitos javalis que se podem tornar agressivos e transmitir doenças ao ser humano, nomeadamente peste suína.
Todos os anos, cerca de dois mil javalis são abatidos em Berlim, sendo que a época de caça começa no outono. Marc Franusch, porta-voz de Grunewald, defendeu, entretanto, que como o animal escapou com as duas crias não deve ser sacrificado, pelo menos até os filhotes terem idade suficiente para se defenderem sozinhos. "São animais selvagens que merecem o nosso respeito", frisou.
No passado domingo, vários ativistas protestaram para salvar Elsa e os seus companheiros javalis. Aliás, foi criada uma petição online - "Salve a fêmea de javali mais atrevida e pacífica de Teufelssee" - que já conta com mais de 11 mil assinaturas.
Segundo a criadora da petição, Jeanine Pasteleurs, Elsa tem "convivido" pacificamente com humanos há vários anos e não é agressiva. Além disso, acrescentou, no episódio com o nudista, não houve qualquer instante de violência por parte do animal, sendo que quem registou fotograficamente o momento garante que o alemão "assaltado" apenas se riu da irreverência de Elsa.