Mais de 40 ativistas dos direitos LGBTI foram detidos, este domingo, em Istambul, numa parada do Orgulho, realizada apesar das proibições e forte presença da polícia.
Corpo do artigo
As autoridades de Istambul e de várias outras províncias turcas proibiram todos os eventos LGBTI planeados para a Semana do Orgulho, incluindo as marchas.
Os acessos aos locais tradicionais dos desfiles dos grupos LGBTI em Istambul, como a rua Istiklal e a praça Taksim, foram encerrados pela polícia e as paragens de metro próximas foram fechadas.
Os grupos LGBTI anunciaram que se reuniriam às 15 horas, mas só revelaram o local no último minuto. E o local foi um parque no bairro de Nisantasi, onde desfraldaram uma bandeira gigante do arco-íris.
Os ativistas presentes no parque entoaram palavras de ordem como "Vão-se habituar a nós!", "Foge, Tayyip (Erdogan, presidente turco), foge. Os homossexuais vêm aí!".
A polícia chegou ao local e declarou a manifestação ilegal.
Os organizadores afirmam que mais de 40 pessoas foram detidas.
A Parada do Orgulho foi proibida pelo governo de Istambul nos últimos quatro anos, coincidindo com um endurecimento do discurso contra a minoria LGTBI por parte do governo islamista de Recep Tayyip Erdogan.