Médicos e atletas: quem é a família Groff que morreu na queda de avião em Nova Iorque
Seis pessoas morreram na queda de um pequeno avião no estado de Nova Iorque, no sábado. A bordo estava uma família de médicos e estudantes atletas de alta competição, a caminho de um aniversário.
Corpo do artigo
A família Groff - constituída pelo neurocientista de 58 anos Michael Groff, a mulher Joy Saini, urologista, a filha Karenna, formada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), James Sontoro, o filho Jared, juntamente com a companheira Alexia Couyutas Duarte - morreu, no sábado, quando o Mitsubishi MU-2B privado em que seguiam se despenhou em Copake, não muito longe da fronteira com o Massachusetts, confirmou o pai de Sontoro, segundo o jornal norte-americano "The New York Post".
A terceira filha do casal de médicos de Massachusetts, Anika, não estava a bordo do avião.
A família partiu do aeroporto de White Plains na manhã de sábado e deveria aterrar no aeroporto do condado de Columbia por volta do meio-dia. Dirigiam-se para Catskills a bordo do jato privado de Michael, para a celebração de 25.º aniversário de Karenna Groff e da Páscoa. O piloto alertou os controladores de tráfego aéreo de que tinham perdido a aproximação e solicitaram instruções para uma segunda tentativa, quando a torre indicou um "alerta de baixa altitude", perdendo depois todo o contacto com o avião. Em poucos instantes, o pequeno avião caiu.
“Estamos devastados pela perda dos nossos queridos familiares”, pode ler-se num comunicado da família. “Vamos recordá-los como as seis pessoas brilhantes, dinâmicas e amorosas”.
Quem é a família Groff?
Michael Groff era um professor associado na Escola Médica de Harvard e também desempenhaca as funções de CEO de neurociência no Rochester Regional Health, segundo o "Times Union".
A mulher, Joy Saini, nascida na Índia, era uma cirurgiã pélvica e fundadora da Boston Pelvic Health and Wellness. Formou-se em medicina na Universidade de Pittsburgh, onde conheceu Michael Groff, que se tornou um distinto neurocirurgião e piloto experiente.
Entre as vítimas está também a filha Karenna Groff e o namorado James Santoro. O casal conheceu-se no MIT. Groff, que cresceu em Weston, Massachusetts, era jogadora de futebol americano e estudava engenharia biomédica. Já James Santoro, licenciado em matemática em Nova Jérsia, jogava lacrosse. Durante a pandemia de covid-19, Karenna Groff foi cofundadora da openPPE, ajudando a criar um novo design de máscaras para trabalhadores essenciais. Em 2023, recebeu o prestigiado prémio de mulher do ano da National Collegiate Athletic Association (NCAA) pelas suas conquistas dentro e fora do campo.
Depois de se formarem, Santoro e Groff mudaram-se para Manhattan, onde Groff se matriculou na faculdade de medicina da Universidade de Nova Iorque e Santoro trabalhou como associado de investimento na Silver Point, um fundo de investimento de risco sediado em Greenwich, Connecticut.
Segundo a família, citada pela "ABC News", Santoro "estava ansioso por pedir a sua amada, Karenna, em casamento este verão".
Jared, que também morreu na queda do avião, formou-se em 2022 no Swarthmore College e trabalhava como assistente jurídico. Já Alexia, companheira de Jared, que também se formou em Swarthmore e planeava estudar Direito em Harvard este outono. O casal "era apaixonado pelas leis de imigração"
“Eram uma família maravilhosa. O Mundo perdeu muitas pessoas muito boas que fariam muito bem ao Mundo se tivessem oportunidade. Estamos todos pessoalmente devastados", rematou o pai de James, John Sontoro.