A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou a morte, este domingo, do seu décimo quinto funcionário em dois anos de conflito na Faixa de Gaza, ferido durante um ataque recente que atribuiu às forças israelitas.
Corpo do artigo
Abed El Hameed Qaradaya, de 43 anos, não resistiu aos ferimentos causados por estilhaços sofridos na quinta-feira. O seu colega Omar Hayek morreu na ocasião, enquanto vários outros ficaram feridos.
A MSF informou que os seus funcionários aguardavam um autocarro para os levar para o hospital de campanha no momento do incidente.
Abed El Hameed Qaradaya é o terceiro funcionário dos Médicos Sem Fronteiras a perder a vida em menos de 20 dias na Faixa de Gaza.
A sua morte teve "um impacto trágico nos seus entes queridos, na MSF e no sistema de saúde de Gaza", onde, durante 18 anos, foi "um pilar do serviço de fisioterapia" da ONG com sede em Genebra, afirmou a organização.
"Estamos profundamente tristes e indignados com a perda dos nossos colegas, um lembrete gritante do total desrespeito pela vida dos civis e pela dignidade humana", acrescentam os Médicos Sem Fronteiras no seu comunicado.
As Nações Unidas e os grupos de defesa dos Direitos Humanos têm frequentemente condenado o elevado número de mortes entre os trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza desde outubro de 2023.