
Menino foi detido quando regressava da escola
Foto: Columbia Heights Public Schools
Liam Ramos, de cinco anos, foi detido, na terça-feira, no Minnesota, pelos Serviços de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) à porta de casa, quando regressava da escola.
A operação por parte dos agentes federais tinha como objetivo prender o pai da criança. Num comunicado na noite de quarta-feira, citado pelo "The Guardian", Tricia McLaughlin, secretábaria-adjunta do Departamento de Segurança Interna, esclareceu que esta ação foi direcionada ao progenitor, considerado imigrante ilegal. "O ICE não tinha como alvo uma criança, mas o pai fugiu a pé, abandonando o filho", alegou. Acrescentou ainda que "os pais são questionados se desejam ser deportados com os filhos ou se querem que o ICE coloque as crianças sob os cuidados de uma pessoa de confiança designada por estes".
Porém, a versão do advogado que representa a família contraria esta ideia. Segundo Marc Prokosch, "a família fez tudo o que deveria, de acordo com as regras estabelecidas". "Eles não vieram para cá ilegalmente. Não são criminosos", sublinhou.
O pai e o filho foram enviados para o Texas. Liam é uma das quatro crianças do distrito escolar de Columbia Heights que foram detidas por agentes federais de imigração durante a intensificação das ações de fiscalização da administração Trump na região nas últimas duas semanas.
