A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o 'Brexit' está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu.
Corpo do artigo
"Quero acreditar que um acordo está prestes a ficar fechado e que poderemos aprova-lo amanhã" [quinta-feira], disse Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, na cidade francesa de Toulouse, onde ambos se mostraram otimistas sobre o desenvolvimento das negociações de Bruxelas com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
11412716
A chanceler alemã exprimiu igual sentimento de confiança, referindo-se a um "'sprint' final", que está a ser feito para conseguir ter um documento de entendimento político antes do Conselho Europeu, que decorre quinta e sexta-feira, em Bruxelas.
As negociações entre o Governo britânico e Bruxelas intensificaram-se desde a semana passada após um encontro de Boris Johnson com o homólogo irlandês, Leo Varadkar, no sentido de encontrar uma solução antes do Conselho Europeu e para concluir o processo do 'Brexit' até ao prazo de 31 de outubro.
Primeiro-ministro britânico indica que falta pouco para chegar a um acordo
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira durante uma reunião do governo que existe "uma hipótese de conseguir um bom acordo" para o 'Brexit', mas que "ainda não" existe entendimento total com a União Europeia (UE), adiantou um porta-voz.
11412171
"Há uma oportunidade de conseguir um bom acordo, mas ainda não estamos lá", afirmou Boris Johnson, aludindo a "várias questões pendentes".
De acordo com a mesma fonte, os ministros deram ao primeiro-ministro o seu "apoio total" para continuar a negociar um acordo de saída do Reino Unido da UE.
O primeiro-ministro tem estado em contacto com o aliado do Partido Conservador no parlamento, o Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, para resolver questões relacionadas com o território britânico.
Esta tarde, Boris Johnson esteve também reunido com o grupo parlamentar, onde comparou o 'Brexit' a escalar o Everest, segundo alguns dos deputados presentes.
"O cume está à vista, mas está envolto em nuvens. Mas podemos chegar lá", terá dito.
O deputado Bim Afolami, que estava na reunião, disse que Johnson expressou otimismo, mas deu poucos detalhes das negociações em curso e falou durante apenas 10 minutos, antes de voltar à residência oficial no número 10 Downing Street, em Londres.
O Governo britânico vai propor a realização de uma sessão parlamentar extraordinária para discutir o Brexit no próximo sábado.