Milhares de pessoas receberam ordem de deslocação na sequência de um incêndio que avança descontroladamente no norte da Califórnia, durante uma perigosa vaga de calor no oeste dos EUA.
Corpo do artigo
O incêndio, que começou na terça-feira, consumiu mais de 1400 hectares. As chamas lavram sobretudo a norte de Oroville, no condado de Butte. A localidade fica a aproximadamente 110 quilómetros a norte de Sacramento, capital da Califórnia, e a apenas 38 quilómetros de Paradise, vila que em 2018 foi devorada pelo incêndio Camp, o mais letal da história do estado, com registo de 85 vítimas mortais.
"O condado [Butte] está sob alerta vermelho desde ontem à noite", informou, na quarta-feira, o responsável dos bombeiros locais, Garrett Sjolund. De acordo com a KCRA, emissora local afiliada à rede NBC, "mais de 25 mil pessoas receberam ordem de deslocação".
As autoridades estão preocupadas com as celebrações do 4 de julho, Dia da Independência dos EUA, já que é habitual o lançamento de fogo de artifício.
dos Estados Unidos, no qual, por tradição, se utilizam fogos de artifício. Devido ao avanço das chamas, as comemorações foram canceladas no condado. "A Última coisa de que precisamos é de alguém que tenha comprado fogo de artifício", defendeu o xerife de Butte, Kory Honea.