O banqueiro multimilionário chinês Bao Fan, desaparecido há quase um ano, renunciou a todos os cargos na sua empresa, a China Renaissance Holdings.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado do banco, Bao Fan renunciou aos cargos "por motivos de saúde e para dedicar mais tempo aos assuntos familiares".
O banqueiro vai ser sucedido pelo cofundador da empresa Xie Yi Jing. Bao “não tem qualquer desacordo com o Conselho e não há nenhum outro assunto relacionado com a sua demissão que deva ser levado ao conhecimento dos acionistas”, acrescenta a nota.
Um dos banqueiros mais notáveis da China, com uma lista de clientes que inclui as gigantes da internet Tencent, Alibaba e Baidu, Bao Fan desapareceu em fevereiro do ano passado. Dias depois, a empresa revelou que o multimilionário estava a cooperar com as autoridades numa investigação. “O conselho tomou conhecimento de que Bao está atualmente a cooperar numa investigação realizada por certas autoridades na República Popular da China (RPC). A empresa cooperará e ajudará devidamente com qualquer pedido legal das autoridades relevantes da RPC, se e quando for feito”, disse a empresa na altura, de acordo com a BBC.
Esta não é a primeira vez que um multimilionário chinês desaparece. No final de 2020, o fundador da Alibaba, Jack Ma, também desapareceu durante três meses depois de fazer comentários críticos aos reguladores do mercado.