Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da União Europeia vão reunir-se de urgência na segunda-feira para analisar a situação na Ucrânia.
Corpo do artigo
Os chefes das diplomacias dos 28 encontrar-se-ão "às 13 horas (12 horas em Portugal continental) na segunda-feira", indicou um diplomata europeu, que não quis ser identificado.
A câmara alta do parlamento russo aprovou este sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "o recurso às forças armadas russas no território da Ucrânia".
Esta decisão foi tomada depois da denúncia da Ucrânia, na sexta-feira, de que a Rússia fez uma "invasão armada" na Crimeia, península do sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia do Mar Negro.
O presidente ucraniano interino, Oleksandr Turchinov, já pediu a Vladimir Putin para "terminar imediatamente a sua agressão ostensiva e retirar os seus militares da Crimeia".
Depois de um apelo do Governo de Kiev, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se este sábado para uma segunda ronda de discussões em 24 horas devido à escalada de tensão na Ucrânia.