A morte de um amigo próximo, em 2016, e as crianças "mortas pelas bombas americanas na Síria" poderão ter despoletado o desejo de vingança de Salman Abedi.
Corpo do artigo
8506632
A irmã do autor do atentado de Manchester revelou que o irmão poderá ter sido movido pelo desejo de vingança. Jomana Abedi, que vive em Manchester, contou ao "Wall Street Journal", que ficou surpreendida quando soube que o seu irmão era o autor do atentado mortífero.
8505880
"Ele viu as crianças muçulmanas a morrer por toda a parte e queria vingar-se", explicou. " Se se vingou, isso é entre ele e Deus", acrescentou a irmã.
Mas há outro pormenor que poderá ter mudado a vida de Salman. Em maio de 2016, o seu amigo Abdul Wahab Hafidah foi atropelado mortalmente em Manchester. Um familiar, que preferiu manter o anonimato, revelou que durante o funeral do amigo, Salman jurou vingança. A mesma fonte terá adiantado que, depois da morte do amigo, o rapaz tornou-se próximo de grupos religiosos e extremistas.
8505311
Esta tese foi, no entanto, desmentida pelo próprio pai, Yousef Hanna, que nega que o filho esteja envolvido no atentado. "Ele não poderia ter feito uma coisa destas, nunca mataria pessoas inocentes", referiu ao "The New York Times".
8503982
Pouco antes de ser detido na sequência deste caso, disse que apesar do amigo do filho "ter sido assassinado por gangues de Manchester", isso não significa que "ele seja o autor do atentado".
Para além de Yousef, dois irmãos de Salman também foram detidos, juntamente com um tio e acredita-se que a mãe está sob custódia policial.