Uma agricultora na casa dos 30 anos morreu, esta terça-feira, quando um carro bateu num bloqueio de estrada durante um protesto nacional de agricultores franceses.
Corpo do artigo
O carro “atingiu fardos de palha e atropelou três pessoas” na principal rota nacional N20 em Pamiers, 70 quilómetros a sul de Toulouse, cerca das 5 horas desta terça-feira. A vítima mortal é uma mulher, identificada como Alexandra Sonac e descrita como criadora de gado da aldeia vizinha de Saint-Felix-de-Tournegat. O procurador local disse, a certa altura, que a filha de 14 anos morreu no hospital devido aos ferimentos, mas depois corrigiu-se, dizendo que a jovem permanece em estado crítico. O marido da agricultora está nos cuidados intensivos.
Os primeiros indícios sugeriam que o acidente ao sul de Toulouse não foi deliberado, mas as três pessoas que seguiam dentro do carro foram detidas, segundo a imprensa internacional.
O acidente acontece num momento em que agricultores de todo o país ampliaram os seus bloqueios de estradas após uma reunião com o primeiro-ministro Gabriel Attal para abordar queixas sobre novas regulamentações ambientais e o aumento dos custos de energia.
Na semana passada, mais de 400 tratores bloquearam o centro de Toulouse, onde vivem cerca de 800 mil pessoas. Ao longo dos últimos dias, várias autoestradas importantes no sudoeste foram totalmente cortadas por protestos de agricultores.