Nenhuma anomalia detetada nas centrais nucleares japonesas na sequência do violento sismo
Nenhuma anomalia foi detetada nas centrais nucleares do nordeste do arquipélago do Japão, atualmente todas paradas, depois do violento sismo registado esta sexta-feira ao largo do Japão, indicaram a companhia de eletricidade Tokyo Electric Power (TEPCO) e os media nipónicos.
Corpo do artigo
"Nós não temos nada de anormal a constatar nas medidas dos seis reatores da central de Fukushima Daiichi" (afetada a 11 de março de 2011), indicou um porta-voz da TEPCO.
Também nada de anormal foi assinalado na segunda central de Fukushima (Daini), a uma dezena de quilómetros da primeira, nem na de Onagawa, indicaram os media locais.
Um violento sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter, que inicialmente a agência meteorológica estimou em 7,3 e que foi sentido até em Tóquio, foi registado hoje às 17.18 horas locais (8.18 horas em Lisboa) ao largo da costa nordeste e o alerta de tsunami foi imediatamente lançado.
O epicentro do sismo foi localizado a 10 quilómetros de profundidade, referiu a agência nipónica.
O sismo atingiu mais de 20 províncias e em Tóquio, a várias centenas de quilómetros do epicentro, os edifícios tremeram fortemente.
A 11 de março de 2011, quase 20.000 pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 9 na escala de Richter e de um tsunami gigante por este provocado.
Este sismo também provocou um acidente nuclear grave na central de Fukushima.