O líder do Partido Brexit, Nigel Farage, foi atingido com um batido quando fazia campanha nas ruas de Newcastle (nordeste de Inglaterra), no mais recente de uma série de "ataques" semelhantes a políticos no Reino Unido.
Corpo do artigo
Farage foi atingido em cheio por um homem, de 32 anos, que foi imediatamente algemado e detido.
O "atacante", Paul Crowther, disse que lançou o copo de batido de banana e caramelo salgado em protesto pelo discurso "colérico e racista" de Farage.
1130446247171710976
O político atribuiu a responsabilidade pelo ataque aos defensores da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), escrevendo na rede social Twitter: "Lamentavelmente, alguns 'remainers' [partidários da permanência na UE] radicalizaram-se ao ponto de tornar impossível uma campanha normal".
O Partido Brexit lidera as sondagens para as eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 23 de maio no Reino Unido.
Os batidos e outras bebidas açucaradas tornaram-se uma arma política nas últimas semanas no Reino Unido, tendo-se registado vários "ataques" contra políticos, especialmente de extrema-direita.
Na semana passada, um restaurante McDonald's em Edimburgo (Escócia) disse ter recebido instruções da polícia para não vender batidos durante um comício do Partido Brexit.
Em resposta, a cadeia concorrente Burger King escreveu no Twitter: "Queridos escoceses, estamos a vender batidos durante todo o fim de semana. Divirtam-se".