O presidente da Venezuela deslocou-se, domingo, a Havana, Cuba, onde se submeterá ao terceiro ciclo de radioterapia para combater um cancro, no âmbito do que disse ser a continuidade de "uma batalha pela saúde e pela vida".
Corpo do artigo
Hugo Chávez viajou acompanhado pelo seu irmão, Adán Chávez, e foi recebido no Aeroporto Internacional José Marti, pelo presidente de Cuba, Raul Castro, prevendo-se que regresse a Caracas na terça ou na quarta-feira, para participar no 10º aniversário dos acontecimentos que em abril de 2002 o afastaram temporária e ilegitimamente do poder.
A 26 de fevereiro, Hugo Chávez foi operado, em Havana, a uma nova "lesão" de dois centímetros que, segundo o próprio, foi detetada no mesmo local onde em junho de 2011 lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas.
A reincidência do cancro surge depois de Hugo Chávez, 57 anos, ter reiterado, no final de 2011, que se tinha curado da doença, insistindo na recandidatura à presidência da República nas eleições previstas para 7 de outubro, em que defrontará o candidato da oposição e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski.