O primeiro-Ministro da Nova Zelândia, John Key, anunciou que o país apoia as mudanças na lei de sucessão real no Reino Unido de forma a permitir que uma eventual primogénita do casal William e Kate assuma o trono.
Corpo do artigo
"A Nova Zelândia apoia esta mudança, mas não sei se as alterações serão efectuadas rapidamente", afirmou John Key em declarações à cadeia TVOne.
A lei da sucessão da coroa britânica, conhecida como 'Act of Settlement', data de 1701 e estipula que os herdeiros varões acedam ao trono antes de qualquer irmã mais velha que possam ter.
Uma modificação à legislação deverá ser aprovada pelos países que integram a Commonwealth que inclui a Nova Zelândia onde Isabel II de Inglaterra é reconhecida como chefe de Estado.
John Key, que realiza uma visita oficial à França e Reino Unido entre 24 e 30 de Abril, vai assistir ao casamento real e terá um almoço com Isabel II, mas disse desconhecer se no encontro será abordada a questão da sucessão.
No entanto, explicou, o impacto do terramoto que atingiu a cidade de Christchurch a 22 de Fevereiro e que provocou a morte a 170 pessoas e a morte de 29 mineiros em Piker River em Novembro de 2010 serão temas da reunião de trabalho.