A edição deste ano do concurso de beleza Miss Universo terminou em confusão em Las Vegas, com a concorrente errada a ser coroada. Veja o momento da polémica.
Corpo do artigo
Não há memória de um erro assim: a mulher errada foi, durante dois minutos, a Miss Universo 2015 devido a um erro de leitura do apresentador do programa deste domingo, o comediante Steve Harvey.
Ariadna Gutierrez Arevalo, da Colômbia, já tinha sido coroada e figurava em destaque no palco, a receber as palmas dos presentes no evento em Las Vegas, quando Harvey volta a tomar o microfone para anunciar o erro.
[Youtube:hjju4VStRSc]
"Tenho de pedir desculpas", começou por dizer o apresentador, visivelmente constrangido, enquanto Arevalo continuava a acenar à audiência, feliz e sem perceber o que se passara. "A Miss Universo 2015 é a concorrente das Filipinas", explicou, para choque de todos os que assistiam (e das intervenientes no concurso).
A câmara apontava, agora, para a concorrente das Filipinas, Pia Alonzo Wurtzbach, que mal compreendera o que se estava a passar quando a colega representante dos EUA a começou a incentivar a voltar ao centro do palco.
Durante longos momentos, as duas mulheres, vencedora e vencida, esperaram lado a lado antes de trocarem de papéis. Num palco que milhões acompanhavam atentamente em todo o planeta, o apresentador voltava a explicar o que se passara. "Assumo total responsabilidade por isto. Foi erro meu, ao ler o cartão. Um erro horrível, mas posso mostrar-vos o cartão", dizia, justificando o lapso e tentando contornar o momento polémico.
"Por favor, não tratem mal as senhoras. O erro foi meu. Sinto-me mesmo mal com isto, mas a noite foi maravilhosa na mesma", tentou amenizar o comediante.
As imagens, captadas pelas câmaras e reproduzidas agora online via Youtube, focam-se na nova Miss Universo e negligenciam a Miss Colômbia que, diz-se, chorava copiosamente. Rapidamente, a coroa passou de uma cabeça para a outra e, enquanto a Miss Filipinas ainda tentava perceber o que tinha acabado de acontecer, a emissão termina.
Uma noite que ficará, certamente, na memória por muito tempo, a julgar pela reação do planeta nas redes sociais, onde a final do concurso Miss Universo 2015 já foi batizada de "O maior falhanço desta década".