"O planeta está a arder" é o mote do vídeo do cientista educacional e comediante norte-americano Bill Nye apresentado no programa de televisão Last Week Tonight, com John Oliver, no domingo, sobre o plano para combater as alterações climáticas.
Corpo do artigo
O plano, conhecido como "Green New Deal", é patrocinado por Alexandria Ocasio-Cortez, congressista na Câmara dos Representantes dos EUA, e pelo antigo defensor ambiental e senador Ed Markey.
A resolução não é consensual, como Oliver apontou no programa, e tem sido regularmente ridicularizada pelos republicanos, apesar da dimensão das questões climáticas que dizem ser uma boa ideia a abordar, tal como a precificação de carbono.
1128163799012265984
Num curto vídeo, Bill Nye explica por que é que esse conceito pode ajudar a perceber a questão.
"Quando algo custa mais, as pessoas compram menos", começa por dizer Nye num laboratório de ciências improvisado. O cientista continua, explicando que gastar menos combustível nos carros ou utilizar menos carvão pode ajudar a prevenir incêndios, cheias e colheitas falhadas. "Porque Oliver é um homem de 42 anos que precisa da atenção captada com truques, aqui estão Mentos numa garrafa de Coca-Cola", disse Nye.
Depois de explicar a ideia dos impostos sobre o carbono e a dificuldade dos políticos em fazer com que as pessoas aceitem o plano de um novo imposto, Nye volta a fazer uma experiência para sustentar os argumentos.
"Até o final deste século, se as emissões continuarem a subir, a temperatura média na Terra poderá subir de quatro a oito graus. O que estou a dizer é que o planeta está a arder", afirma Bill Nye, enquanto põe um globo em chamas.
1127983457810829312
"Há muitas coisas que poderíamos fazer para apagar [o fogo]. Se alguma delas é de graça? Não, claro que não. Nada é de graça, seus idiotas. Cresçam. Vocês já não são crianças. Não me importei de explicar a fotossíntese quando vocês tinham 12 anos. Mas agora vocês são adultos e esta é uma crise real, entenderam?", questiona o cientista, irritado.