Os principais tópicos do primeiro dia da invasão russa à Ucrânia.
Corpo do artigo
14619052
- Por volta das 3 horas desta quinta-feira em Portugal (5 horas na Ucrânia), várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev, foram bombardeadas pela Rússia, pouco tempo depois de Putin ter anunciado o início de uma operação militar.
- O ataque foi, de imediato, condenado por Joe Biden, presidente dos EUA, e António Guterres, no "dia mais infeliz" da sua carreira como secretário-geral da ONU.
- "Um dia negro" para a Europa, classificou o chanceler alemão, Olaf Scholz, revoltado com a "gritante violação" do direito internacional.
- O Presidente da Ucrânia, Zelensky, decretou a lei marcial em todo o país.
- O som das sirenes ecoou em Kiev, alertando a população para o perigo de ataque aéreo.
- União Europeia, NATO e G7 com reuniões de emergência para debater a crise na Ucrânia.
14622635
- Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho Superior de Defesa Nacional.
- Soldados bielorrusos juntam-se ao conflito, do lado da Rússia, com ataques de artilharia, equipamento pesado e armas de fogo.
- Tropas russas entraram na Ucrânia pela Crimeia.
- Ucranianos correram aos bancos, supermercados e bombas de gasolina após ataque. Filas de trânsito infindáveis na tentativa de abandonar a cidade.
- Zelensky, chefe de Estado ucraniano, pede ajuda ao mundo para defender o país.
- Várias centenas de cidadãos ucranianos cruzaram a fronteira que separa o seu país da Roménia, procurando refúgio.
- Bolsas afundam e preços do petróleo e gás natural disparam.
- "Não à guerra!!!" Smolov foi o primeiro futebolista internacional russo a criticar Moscovo.
- UEFA retirou final da Liga dos Campeões da Rússia.
- Apesar de a Rússia garantir que só atacou alvos militares, as imagens da destruição mostram que também há vítimas entre os civis.
- Do Porto a Istambul, Mundo pede que Putin seja travado.
- O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia sublinhou que o objetivo da operação é desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia.
- Ministério da Defesa britânico confirmou que as tropas russas na Bielorrússia estão a avançar para Kiev.
- G7 acordou "pacote devastador de sanções" contra a Rússia.
- Central de Chernobyl controlada pelas forças russas.
- Biden anunciou novas sanções severas à Rússia, incluindo o congelamento de ativos de grandes bancos e o corte de exportações de alta tecnologia para o país. "Isso vai impor custos severos à economia russa, tanto imediatamente quanto a longo prazo".
- Cerca de 1400 pessoas detidas, em várias cidades, pela polícia russa, por participarem em manifestações contra a guerra na Ucrânia.
- Forças Armadas russas conseguiram dominar o aeroporto militar Antonov, em Gostomel, nos arredores de Kiev, depois de uma violenta operação de ataque com helicópteros.
- Último balanço do ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Lyashko, aponta para 57 mortos e 169 feridos após os ataques das forças russas.