O presidente norte-americano, Barack Obama, e o homólogo russo, Dmitri Medvedev, assinaram hoje, quinta-feira, em Praga, o novo tratado sobre a redução de armamentos nucleares dos dois países.
Corpo do artigo
O presidente norte-americano, Barack Obama, chegou à capital da República Checa às 9.15 horas locais (8.15 em Lisboa).
A cerimónia de assinatura do novo tratado sobre a redução de armamentos nucleares, conhecido por START-2, teve início às 12.00 horas (11.00 horas em Lisboa) no Castelo de Praga, sede da presidência checa.
Moscovo e Washington comprometem-se a reduzir o número de ogivas nucleares em 1550 unidades, uma diminuição de 74% em relação ao limite do START original, acordo assinado em 1991, mas que expirou em 2009.
A iniciativa segue-se ao anúncio, na terça-feira, pelo presidente norte-americano, de uma nova doutrina nuclear dos Estados Unidos que limita as condições para a utilização da arma atómica e identifica o terrorismo nuclear como o "maior e mais imediato perigo".
Esta revisão da doutrina nuclear - a terceira desde a Guerra Fria - afirma também que os Estados Unidos "não produzirão novas ogivas nucleares" nem "conduzirão ensaios nucleares".
Após a cerimónia de Praga, segue-se a 12 e 13 de Abril, em Washington, uma cimeira sobre segurança e não proliferação, para a qual foram convidados cerca de 40 dirigentes mundiais.