Um comboio de alta velocidade descarrilou ontem à entrada de Santiago de Compostela, em Espanha. O acidente causou pelo menos 78 mortos.
Corpo do artigo
[Youtube:v6qMNEc991w]
Imagens dos escombros, depois do descarrilamento do veículo ocorrido perto das 20.45 horas locais (19.45 horas em Portugal continental), circulam na Internet.
[youtube:r2dRQHJ-aAk]
O comboio, que transportava 218 passageiros entre Madrid e Ferrol, ficou partido em dois. Treze vagões foram afetados e ficaram tombados na linha, amontoados. Um dos vagões voou e ultrapassou os limites da linha férrea, atingindo uma altura de 5 metros antes antes de cair muito perto de uma área residencial.
[youtube:rcb8AErf6Pk]
Os maquinistas escaparam ilesos ao acidente. Um deles foi encontrado a deambular entre os destroços, a dizer "Descarrilei, que hei de fazer, que hei de fazer?"
[youtube:TOhsFECD6DE]
Embora ainda não estejam confirmadas as causas para o descarrilamento, suspeita-se de excesso de velocidade. O comboio circulava com 5 minutos de atraso, a 190 quilómetros por hora numa zona limitada a 80 quilómetros por hora. O Governo de Portugal ofereceu ajuda às autoridades espanholas naquele que é o terceiro acidente ferroviário mais grave de Espanha.