<p>Se não fosse pecado, muitos skaters teriam inveja da perícia do padre Zoltan Lendvai sobre a tábua. De batina negra até aos pés, o pároco húngaro descobriu neste desporto radical uma forma de atrair mais jovens para a igreja. Na internet já ultrapassou 400 mil visitas. Veja o vídeo.</p>
Corpo do artigo
A pequena cidade húngara de Redics ganhou outra agitação desde que o padre Zoltan Lendvai se transformou numa estrela do YouTube.
[Youtube:y1WACuPmOro]
Em bom rigor, Zoltan Lendvai, de 45 anos, não descobriu nada. O seu mérito foi antes o de actualizar uma prática de São João Bosco, padre italiano do século XIX. Como contou à agência Reuters, o padre húngaro foi inspirado pela forma como o padre italiano cativava, então, os mais jovens e os mais desfavorecidos para ouvir os seus sermões – através de jogos.
“Senti muitas vezes que esta é a forma de aproximar um pouco mais as pessoas de Jesus”, disse.
Não foi aos 45 que Lendvai foi aprender a dominar o skate, algo que seria ainda mais invulgar. Simplesmente, o padre reciclou o que aprendeu, aos 14 anos, no tempo que era somente um rapaz a praticar um desporto radical.
Hoje, tem a responsabilidade de inspirar, religiosamente, uma comunidade inteira. E a de cativar o mais difícil dos públicos a passar uma hora numa igreja a ouvir um sermão: crianças e adolescentes.
Segundo a BBC, três adolescentes que nunca tinham ido à igreja, começaram a frequentar o templo assiduamente depois de conhecerem a habilidade do padre em cima de um skate. Mas a verdade, é que, nem quando de fé se trata, parece que ninguém dá nada a ninguém em troca de nada. Para estes jovens, as palavras dominicais não foram suficientes e o padre viu-se levado a comprar seis pranchas de skate para os seus novos fiéis.
O vídeo “Funny priest skateboarding”, disponível no YouTube, poderá inspirar muitos mais no Planeta. Ou então não. Será mais um fenómeno de curta duração e puro entretenimento.