Cerca de 50 pessoas morreram num acidente de comboio na República do Congo.
Corpo do artigo
O acidente ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, quando um comboio, procedente da cidade costeira de Pointe-Noire, seguia a caminho da capital do país, Brazzaville.
O descarrilamento aconteceu perto da estação de Yanga, a cerca de 60 km de Pointe-Noire. Segundo informou a companhia ferroviária à agência Reuters hoje, terça-feira, quatro vagões mergulharam numa ravina.
“Infelizmente o comboio saiu dos carris numa curva, o que acabou por ser fatal”, disse uma fonte da companhia ferroviária que não se identificou por não estar autorizada a falar em público.
A linha onde ocorreu o acidente já viu, pelo menos, dois acidentes graves nos últimos anos. Em 2001, também 50 pessoas morreram na mesma linha, muitas delas queimadas, quando dois comboios colidiram em Mvougounti, a cerca de 75km a leste de Pointe-Noire.
No mesmo local, oito anos antes, cera de 100 pessoas morreram quando um comboio de passageiros chocou com um de carga.
A falta de estradas e a pouco estruturada rede ferroviária entre as principais cidades dificultam das viagens e contribuem para o elevado custo dos alimentos e bens importados na capital e nos países vizinhos sem zona litoral.
Engenheiros chineses começaram a trabalhar no ano passado para a construção de uma estrada que liga Pointe-Noire a Brazzaville.