Pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas quando um comboio descarrilou perto de um resort alpino da Baviera, no sul da Alemanha, esta sexta-feira.
Corpo do artigo
"No grave acidente de comboio, às 13.55 horas (12.55 horas em Portugal continental), quatro pessoas morreram", disse a polícia, em comunicado. "Cerca de 30 passageiros ficaram feridos, 15 deles tão gravemente que tiveram de ser internados em hospitais próximos".
O comboio tinha saído de Garmisch-Partenkirchen, em direção a Munique, quando o acidente aconteceu no distrito de Burgrain. Parte da rota entre Munique e Garmisch-Partenkirchen foi encerrada e o tráfego desviado, segundo a operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn.
O acidente ocorreu num altura em que as autoridades ferroviárias observavam nervosamente se um novo passe de transporte público de nove euros por mês, válido em toda a Alemanha, levaria a comboios superlotados este fim de semana. Stefan Sonntag, da força policial da Alta Baviera, disse que o comboio estava "muito lotado" e "daí o alto número de feridos". A causa do acidente e o número exato de feridos ainda não são conhecidos e não se sabe quantas pessoas viajavam no comboio.
Várias corporações de bombeiros e de polícia da região estão no local, para socorro e averiguações. Três helicópteros da região do Tirol, na Áustria, foram enviados ao local para prestar primeiros socorros.
Garmisch-Partenkirchen e as regiões vizinhas estão a preparar-se para sediar a cimeira do G7 no final deste mês. De 26 a 28 de junho, os chefes de Estado e de Governo vão reunir-se no Schloss Elmau, a cerca de 11 quilómetros da cidade. A polícia e os soldados que foram enviados para preparar e proteger o local antes da cimeira foram desviados para ajudar na operação de resgate.
Acidente fatal em fevereiro
O acidente fatal mais recente ocorreu em 14 de fevereiro de 2022, quando uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas numa colisão entre dois comboios perto de Munique.
Em 2017, uma colisão entre um comboio de passageiros e um comboio de carga parado perto da cidade ocidental de Dusseldorf feriu 41 pessoas.
O acidente ferroviário mais mortal da Alemanha aconteceu em 1998, quando um comboio de alta velocidade descarrilou em Eschede, na Baixa Saxónia, matando 101 pessoas.